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terça-feira, 1 de junho de 2010

Marketing e redes sociais, uma mistura perigosa

Foto: Divulgação http://chuvadetwix.com.br/

Muitas empresas estão começando a sentir o peso do e-Marketing, ou marketing eletrônico. A Mars Brasil lançou uma campanha muito bem elaborada, diria até empolgante, fazendo uma linha paralela no tempo através de diversas cultura que "presenciaram" a Chuva de Twix desde a antiguidade. O último domingo (30/06) seria mais um destes dias que nossa cultura presenciaria mais uma destas chuvas de chocolate, mas não foi bem uma chuva que os mais de dois mil participantes tiveram, houve na verdade uma chuva de reclamações.

Dentre as reclamações que foram registradas pelos meios de comunicação foram, a concentração na distribuição manual dos chocolates, restrição da área de acesso e papel picado misturado aos chocolates. Resultado: frustração de quem esteve presente para presenciar e pegar os chocolates que caiam do céu como por "milagre".

A empresa subestimou o impacto e o alcance que as mídias sociais tem, atualmente, em nossa cultura. Esta mistura de marketing que pode se tornar uma mistura altamente perigosa se as expectativas criadas não forem atendidas. A questão é: quando falamos em chuva pensamos em abundância, fartura que dá pra todos. A metáfora não foi seguida na prática, apesar da empresa ter anunciado que distribui mais de 16 mil chocolates tivemos "faltura" de Twix e não fartura. Resultado, a reação na rede foi imediata que não pouparam tags circulando no Twitter sobre o assunto, como #chuvadetwixfail.

A campanha teria sido sensacional se o final tivesse sido mais planejado e melhor estimado. É indiscutível que houve uma falha no planejamento, pensar na expectativa e projetar o alcance que a rede pode dar a sua campanha é fundamental. Estamos entrando numa nova era de conhecimento construção de relações virtuais, onde o papel do marketing assume uma nova conotação.

Divulgar na rede não é o mesmo que colocar uma dúzia de Outdoors na cidade, então, se desejar fazer uma campanha desta forma, [que na minha humilde opnião foi sensassional, exceto pelo fato de substimarem o resultado que a própria campanha poderia promover], deve-se criar mecanismos de mensurar o alcance do seu púplico. Por exemplo, se no próprio site da Chuva de Twix tivesse algo que as pessoas pudesse dizer: "Estarei lá!", "Levarei meu guarda chuva" ou coisas semelhantes poderiam ter uma estimativa melhor do público.

De qualquer forma, vamos torcer que este incidente não manche a imagem da companhia e do chocolate, e que da próxima vez, se houver uma próxima vez, pesem bem no público que podem alcançar.

As organizações precisam fazer uso das redes sociais com inteligência, sem aquele marketing de spam de ofertas, mas de maneira inteligente e planejada.

Até a próxima!

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