segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Firefox versos Chrome
Depois de tanto alarde sobre o lançamento da nova versão do navegador da Google, o Chrome, há uns quinze dias resolvi instalá-lo, já que uso firefox já um bom tempo. Resultado: decepção! Pois é, acho que a propaganda foi maior do que de fato conseguiram fazer.
Muitos sites pela Web a fora tem feito comparações de performace, uso de memória e tudo mais. Em alguns critérios o Firefox e saiu melhor que o Chrome, em outros não. Mas na minha avaliação pessoal fiquei decepcionado com Chrome, pois muitos dos recursos da própria Google não funcionam no Chrome, como o "Bloco de Notas" (tudo bem, já disseram que não iam mais evoluir a ferramenta, mas pelo menos deixavam funcionando no navegador) e editando este post no Blogger não funcionou o atalho Ctrl+I para colocar itálico no texto selecionado. Ou seja, se queriam correr e ganhar espaço teriam que pelo menos funcionar com as demais ferramentas da própria empresa.
Sem falar nos plugins, ou melhor, que plugins?!?! Não existem, mas para consolo pode-se utilizar Add-ons e temas disponíveis. Sobre a velocidade, a âncora do marketing do Chrome, não vi nada de muito extraordinário, pelo contrário, com as ferramentas da Google como Analytics e Docs, achei mais lento do que o Firefox.
E não pára por ai... se você é usuário de Internet Bank talvez não tenha muita sorte, os teclados virtuais podem não funcionar. Comigo aconteceu no Banco do Brasil, nem com atualização funcionou, e o problema não foi na apresentação mas na relação de clique e a quantidade de dígitos no envio da requisição. Voltei para o Firefox.
Pesquisando na net encontrei um post de Cynara (Criadora do Mundo Tecno) que traduziu meu sentimento sobre o Chrome, e olhe que ele foi escrito há quase um ano, abaixo transcrevo uma parte do post e você pode encontrar o post completo em : http://www.mundotecno.info/software/chrome-so-me-comprovou-que-firefox-e-ainda-o-melhor
"Visual
O visual é a cara do Google. Clean, tão clean que não tem barra de status nem de ferramentas. As abas ficam láááááá no topo da página, você não pode mudar. Nem pode mudar a cor, é aquele eterno azul bebê.
Funcionalidades
O básico do básico. Acho que é a melhor definição que encontrei. Nada de surpreendente ou que já não tenhamos visto. Por enquanto nada de extensões, nada de temas, nada de nada. Nem as opções possuem tantas opções assim. Nem mesmo um plugin básico como java está disponível. Ah, se você tiver só uma aba aberta e fechar, o browser fecha. Legal, né?
Processamento
Experimente abrir várias abas no Chrome e depois ver o Gerenciador de tarefas do Windows. Uma série de processos relativos a ele estarão rodando no seu computador. Resultado: alto consumo de memória. Para quem fica sempre com mais de 10 abas abertas por vez como eu, isso é suicídio.
Resumindo…
Como falei no título do post, o Chrome só me comprovou que Firefox é ainda o melhor browser hoje no mercado. Alardear aos quatro ventos que vai lançar um navegador revolucionário é fácil. Difícil é fazê-lo."
Veja os navegadores que acessaram o blog Gestão e Carreira em TI nos últimos 30 dias e tire suas conclusões:
Internet Explorer - 53.26%
Firefox - 40.51%
Chrome - 4.25%
Até a próxima, no Firefox!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo que o Chrome tem uma série de desvantagens, inclusive às vezes ele dá erro e fecha todas as abas (aquela coisa de uma aba dar erro e o navegador não travar? Viu a propaganda?). A principal vantagens é poder mudar uma aba de uma janela para outra. Mas reconheço que essa grande vantagem para mim por ter dois monitores, que faz ele ser o browser que eu mais uso, não é tão grande assim para a maioria dos usuários.
ResponderExcluirEm relação ao consumo de memória, tente abrir 10 abas no Firefox e 10 abas no chrome, e veja quem consome mais. Não abandonei o FF, mas passei a utilizar o Chrome com mais frequência devido a isso. Cada aba, o chrome abre um processo, mas ainda assim (pelo menos em minhas experiências com ambos navegadores), o FF pesa mais.
ResponderExcluirExcelente discussão! Sou usuário intenso das ferrementas Google, mas o Chrome não me surpreendeu.
ResponderExcluirMeu caro, muito feliz em conhecer este espaço, passarei a visitá-lo mais vezes.
ResponderExcluirCom relação a este assunto, faço parte dos 50 e poucos porcento que usa IE8. Testei os dois citados neste artigo, mas me adapto melhor com o IE. Para os sites que constumo frequentar o IE é o único que funciona 100%... sem problemas de ajuste de layout etc
Valeu camarada! Foi bom vê-lo por aqui. Com relação ao IE e Firefox também tem a questão da adaptação pessoal cria a fidelidade. Um abraço!
ResponderExcluir