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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A crise da criatividade


Uma das coisas que mais gosto como professor, é o fato de poder a cada semestre interagir com alunos de várias faixas etárias e experiências profissionais distintas, e muitos sem nenhuma experiência profissional. Tenho isto como uma oportunidade ímpar de crescimento mútuo, além de poder acompanhar muitos destes alunos e vê-los passarem para a condição de colegas de trabalho, assim como eu tive a oportunidade de hoje estar trabalhando ao lado de pessoas que outrora foram meus professores.

Mas neste acompanhamento semestral tenho percebido o embotamento da criatividade de boa parte desses alunos, e acredito que outros colegas professores também possam passar por isto. Fato percebido principalmente nas atividades em que deixo os alunos livres para escolherem temas de trabalhos ou encontrarem formas alternativas para solução de problemas, estimulando suas veias criativas, parece que estou enviando-os à guilhotina.

Especialistas em criatividade afirmam que nascemos essencialmente criativos, observe a criatividade das crianças: não estão presas a pré-conceitos, não conhecem paradigmas, não possuem bloqueios. Mas a medida em que crescem, e aconteceu conosco, devido a própria sociedade reprimir esta natureza criativa quando chegamos a fase adulta e procuramos por ela, a criatividade, temos dificuldade de encontrá-la. Perdemos o gosto de resolver problemas, e ouço dos alunos, "Professor!!! isto é muito complicado.... Alivia aí!"

Não temos como pedir para o cliente ou para o chefe aliviar quando tivermos um problema difícil para resolver, temos que resolver. Por isto, precisamos fazer uso da criatividade de forma urgente e na pressão!!! Perdemos a curiosidade, de criança, em tentar resolver problemas aparentemente impossíveis para nosso conhecimento, mas não quer dizer que não haja solução.

Einstein disse: “ - não sou mais inteligente do que ninguém, sou apenas a pessoa mais curiosa que conheço”. Curiosidade é um poderoso motivador na resolução de problemas de desafios aparentemente “impossíveis”.


Temos uma tendência natural de procurarmos uma zona de conforto, isto em várias áreas, seja no conhecimento, no trabalho, na família. Atribuo a esta zona de conforto toda e qualquer situação que não lhe leve a pensar a encontrar soluções para novos problemas. Outro fator que julgo comprometer a criatividade é capacidade de observação, não paramos para analisar como as coisas funcionam, nem como as pessoas reagem a determinadas situações, não permitimos que nossa mente divague por conta da velocidade em que "o mundo" gira, e estamos sempre atrasados, com pressa e com prazos apertados.

Não tenha medo de parecer ridículo com uma idéia que aparentemente seja absurda, dê asas a liberdade criativa. Podemos não ser um Einstein, mas podemos ter idéias sensacionais se não tivermos medo de errar.

Encerro este texto com uma frase de um gênio criativo:

“Se à primeira vista a idéia não for absurda, não há esperança para ela.”
Albert Einstein


Até a próxima.

2 comentários:

  1. interessante. Eu mesmo sou um dos alunos mais chatos que eu já conheci, os professores vão dando aula e eu interrompo várias vezes a aula pra perguntar o "porquê" e o "pra quê" das coisas. Uma das melhores coisas da tecnologia é a pessoa entender como as coisas funcionam, como são feitas e tudo mais...

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  2. A questão é que cruzamos com pouquíssimos alunos com curiosidade ou até mesmo interesse em se aprofundar em algum assunto. A grande maioria quer apenas passar... Estou calejado de ouvir: "Professor, se estudar pelo slide faço boa prova?!"... e ai, o que acham?!

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