terça-feira, 11 de novembro de 2008
Conseguiu realizar tudo o que queria?
Estamos em contagem regressiva para o término do ano, faltam apenas algumas semanas para darmos adeus à 2008. E você conseguiu realizar tudo o que queria neste ano? Leu os livros que pretendia? Fez a viagem que a anos esperava? Iniciou ou concluiu o curso que queria? Mudou de emprego? Passou no concurso que desejava?
Nossa vida é feita de ciclo e eles são bons por que renovam as forças e as expectativas. Por exemplo, precisamos de um ciclo de 8 horas de sono (recomendado, mas cada um tem sua necessidade), precisamos do final de semana para iniciarmos mais uma ciclo de semana de trabalho, e não poderíamos deixar de falar do ciclo mensal, que pode deixar alguns loucos por sua ausência, principalmente os recém-casados que gastam muito com a festa de casamento, viagens, lua-de-mel, apartamento, e não desejam que ele falte nem tão cedo, a bem da verdade não queremos que falte nunca. O salário, é claro.
Mas ciclo mensal a parte, um dos maiores ciclo que vivemos é o ano (sem falar no ciclo da vida), ao final ou início de cada um fazemos planos, traçamos metas e nos renovamos para começar um novo ano, muitas vezes depois de umas boas e merecidas férias. Mas acredito que nem tudo que você planejou para este ano conseguiu realizar, mas ao "o que" ou "a quem" você atribui a culpa?
Muito do que não conseguimos realizar é devido à má gestão do nosso tempo nos ciclo menores que vivemos, deixamos que coisas, pessoas ou fatos deixem escapar o foco de nossos objetivos. É claro que existem muitos outros fatores que podem nos impedir de realizar a totalidade nossos planos, mas se não mantivermos nosso propósito naquilo que consideramos importante, não seremos desviados do nosso alvo.
Se você não conseguiu realizar tudo o que gostaria de realizar avalie quais respostas você daria as perguntas abaixo:
1) Você sabe onde seus desejos o levaram?
2) Você separou um período de tempo para buscar ou se preparar para este objetivo?
3) Você foi disciplinado?
4) Você conhece seus limites?
5) Você conhece suas capacidades?
Estás perguntas não possuem base científica, mas apenas minha observação, na leitura de livros e artigos que falam sobre a gestão do tempo, e ele, o tempo, é implacável, não podemos deixá-lo passar olhando pela janela.
Se você respondeu NÃO para a maioria delas, você deve rever suas prioridades e objetivos, comece identificando o propósito de sua vida, ele lhe dirá onde você deve aplicar seu tempo com disciplina e você aumentará sua capacidade de realização com satisfação. Se prepare para 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabens, Rodrigo, pela iniciativa.
ResponderExcluirÉ muito bom ver alguem, com a sua experiência profissional, se preocupando com o caminho dos que vem depois, ou mesmo daqueles que resolveram mudar de rumo.
Obrigado pelas palavras de incentivo. Escrever é uma arte que pretendo desenvolvê-la, e contribuir com a geração de conhecimento.
ResponderExcluirUm abraço.