segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Você é Junior, Pleno ou Senior???
Em algumas áreas é comum você encontrar definições de cargos com os "sufixos" JUNIOR, PLENO e SENIOR. Em informática este jargão esta em cargos como programador JUNIOR, analista de sistemas PLENO, gerente SENIOR, daqui a um pouco vão nos perguntar: "Você esta se candidatando para para ser diretor JUNIOR, PLENO ou SENIOR?".
Mas de fato o que classifica um profissional em uma destas três categorias de profissionais? Confesso que no começo de minha carreira em informática não me preocupei muito com isto, mas uma coisa tinha em mente: o desejo de ser um profissional SENIOR, ULTRA, GOLD, PLUS PLUS, ou seja, o melhor que eu puder ser. E muitos profissionais e infelizmente empresas também estão enquadrando e sendo enquadrados na relação de tempo e não em capacidades como comprometimento com as metas, cumprimento dos prazos, foco na qualidade, busca pelo aperfeiçoamento profissional.
Muitas empresas fazem estas diferenciação baseada nos anos de experiência que o profissional tem em uma determinada função. Bem, não sou especialista em recursos humanos, mas depois de quatorze anos de atividade profissional na área e considerando a velocidade da evolução tecnológica que temos hoje. Não vejo diferença perceptível de um profissional com 2 ou 3, 4 ou 5 ou até 3 ou 6 anos de experiência em qual quer que seja a área de informática que ele trabalhe.
O que é melhor para uma empresa, ter um profissional JUNIOR com a seriedade, profissionalismo e iniciativas de um SENIOR ou um SENIOR com a insegurança, imaturidade e acomodação de um JUNIOR? Se é que um JUNIOR deveria ter acomodação.
Então que considerações faço sobre isto? Busque ser o melhor no que você faz, não se preocupe com o tempo de função que você tem ou busca ter, mas se preocupe com o que você faz neste tempo. Que legado você está deixando por onde você passa? Este legado qualificará você à ser um profissional SENIOR, ULTRA, GOLD, PLUS PLUS!!! E as empresas sérias e que queiram se tornar empresas duradouras lhe contratará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
opa! Rodrigo, pow excelente post, em meu blog abordei o que eh ser um junior, senior, pleno, em termos tecnicos para Java, em termos de requisitos minimos que as empresas buscam. Mas, ainda pouco estive pensando nisso, pois fiz uma entrevista para uma oportunidade e o pessoal do RH disse: "pow nao sei se o gestor vai aceitar pq a vaga é para pleno quase senior e precisa de X anos de experiencia", ai eu pensando e com a experiencia que tenho em TI, desde quando tempo tem haver diretamente o quanto vc sabe? Quantas pessoas ai tem 6 anos de experiencia na carteira porem na pratica nao tem isso tudo. Se levar em conta os fatores, o amadurecimento, comprometimento etc. Nada diz que um profissional com mais experiencia eh mais responsavel que outro com menos. O que tenho aprendido eh que, os objetivos profissionais e o plano de carreira de um profissional é o que define o negocio. Mas, alguns gestores e pessoal de RH tem que aprender muito, eu sempre falo que os RHs sao poucos que sao eficientes na contratacao.Nros e siglas nao dizem muita coisa.
ResponderExcluirexcelente post. parabens!